“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
"Chico Xavier".
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
"Chico Xavier".
O que é o Espiritismo ?

Allan Kardec (pseudônimo do professor lionês Hippolyte Léon Denizard Rivail), esclarece que o Espiritismo é uma ciência que “trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”.

Mas, o que é espírito?
Cada um de nós é um Espírito que está em uma experiência corporal (encarnados). Quando desencarnar, ou seja, o corpo físico morrer, o Espírito continuará vivo, com as mesmas qualidades e imperfeiçoes, voltando a reencarnar em momento oportuno para dar prosseguimento a sua evolução. O Espiritismo vai tratar desse e de outras matérias que envolvem o Espírito.
Entre os princípios do Espiritismo ou Doutrina Espírita, está sua natureza tríplice, pois considera aspectos científicos, filosóficos e religiosos ou morais, como indissociáveis para sua fundamentação.

Mas qual a relação entre esses três aspectos?

Ciência

“A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. [...]. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade” (Evangelho Segundo o Espiritismo).

O Espiritismo combate o fanatismo e a incredulidade, propondo uma fé raciocinada em detrimento da fé cega e da negação tanto de Deus quanto da continuação da vida após o desencarne. Considerando isso, Kardec adotou método científico no processo de descoberta, verificação e validação das informações obtidas por das comunicações com os Espíritos, a fim de não deixar dúvidas quanto a origem e a veracidade dos fatos ou fenômenos analisados e relatados nas obras da codificação.

Filosofia

“E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender” (Evangelho Segundo o Espiritismo).
O Espiritismo provoca reflexões sobre questões que geralmente são consideradas mórbidas ou supersticiosas, mas que consciente ou inconscientemente nós nos fazemos: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou após o desencarne (morte física)? Tudo acaba? Deus existe? Por que sofro? Existe vida após a morte? Esses questionamentos e outros de elevado cunho moral e científico foram feitos por Kardec aos Espíritos, com base no método científico adotado pelo mestre lionês.

Religião ou Moral

“O objetivo da religião é conduzir a Deus o homem. Ora, este não chega a Deus senão quando se torna perfeito. Logo, toda religião que não torna melhor o homem, não alcança o seu objetivo” (Evangelho Segundo o Espiritismo).
O Espiritismo não se considera uma Religião, pois não possui cultos, ritos, templos, sacerdotes ou outras denominações. Antes, considera-se uma doutrina filosófica de efeitos religiosos ou morais, pois os temas que aborda (Deus, a alma e a vida futura) permite ao Homem refletir, promover o autoconhecimento e o instiga a pôr em prática a caridade no seu mais amplo aspecto (para consigo, para com o seu próximo e para com a Humanidade), possibilitando a gradativa evolução moral do ser dentro dos limites do próprio livre arbítrio. Neste contexto, pode ser identificada como uma Religião (...conduzir a Deus o homem).
Conclui-se, então, utilizado uma frase de Francisco Candido Xavier (2004, apud Gonçalves, 2017) ao ser interrogado sobre a parte religiosa da Doutrina Espírita, e resumindo sua natureza tríplice:

“De maneira que se tirarmos a religião fica um corpo sem coração, se tirarmos a ciência fica um corpo sem cabeça e se tirarmos a filosofia, fica um corpo sem membros’.


Referencial
Kardec, Allan. O que é o Espiritismo. [Tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.
________. O livro dos espíritos: filosofia espiritualista / recebidos e coordenados por Allan Kardec; [tradução de Guillon Ribeiro]. – 93. ed. 1. imp. (Edição Histórica) – Brasília: FEB, 2013.
________. O evangelho segundo o espiritismo [tradução de Guillon Ribeiro da 3. ed. francesa, revista, corrigida e modificada pelo autor em 1866]. – 131. ed. 2. imp. (Edição Histórica) – Brasília: FEB, 2013.
________. Obras Póstumas. [tradução de Guillon Ribeiro]. Brasília: FEB, 2013.
Gonçalves, Yé. Resposta de Chico Xavier sobre a parte religiosa da Doutrina Espírita. 14.07.2017. Site Recanto das Letras. Disponível em < https://www.recantodasletras.com.br/artigos/6053890> . Acessado em 23/04/2019.

Se Allan Kardec tivesse escrito que fora do Espiritismo não há salvação, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu Fora da Caridade, ou seja, fora do Amor não há salvação´."
"Chico Xavier".